ARIH do Afreximbank quer gerar 70 mil milhões de dólares anuais para África
REVISTA VM7-MOÇAMBIQUE, 17 de Setembro de 2025 – O recém-lançado Centro Africano de Investigação e Inovação (ARIH), promovido pelo Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), tem como objetivo gerar até 70 mil milhões de dólares por ano em ganhos económicos para África, através do fomento à inovação, investigação científica e comercialização de tecnologias locais.
O ARIH pretende enfrentar o baixo investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) no continente e melhorar os resultados de investigação africanos. A iniciativa busca duplicar as despesas com I&D, promovendo parcerias entre academia, indústria e decisores políticos, de modo a catalisar a soberania tecnológica, o comércio intra-africano e a transformação estrutural das economias.
Segundo o Dr. Yemi Kale, Economista-Chefe do Grupo Afreximbank, durante a Feira Comercial Intra-Africana (IATF2025):
“O ARIH é uma plataforma transformadora que visa converter o capital intelectual africano em competitividade industrial e crescimento económico impulsionado pelo comércio. Duplicar as despesas com I&D em 1% do PIB poderia gerar até 70 mil milhões de dólares anualmente.”
O centro premiou 12 projetos pioneiros de investigação e inovação de toda África e das Caraíbas, selecionados entre mais de 200 candidaturas. Os vencedores receberam certificados e prémios em dinheiro, incentivando-os a expandir esforços inovadores para suprir lacunas tecnológicas e promover o desenvolvimento sustentável do continente.
A IATF2025 contou com mais de 112.000 visitantes de 132 países, resultando em 48,3 mil milhões de dólares em acordos comerciais e de investimento assinados durante os sete dias de evento, que reuniu 2.148 expositores.
O ARIH surge, assim, como uma iniciativa estratégica para impulsionar o ecossistema científico e tecnológico de África, promovendo inovação, comércio intra-regional e crescimento sustentável.