Dívida das empresas públicas cresceu mais de 7,15% no segundo trimestre atingindo mais de 39,6 mil milhões de Meticais

 


A dívida do Sector Empresarial do Estado (SEE) aumentou 7,15% no segundo trimestre de 2025, alcançando 619,4 milhões de dólares, equivalentes a 39,6 mil milhões de meticais, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O crescimento ocorreu em apenas três meses e reflete a expansão do endividamento das empresas públicas.

O principal fator para esta subida foi um novo financiamento obtido pelos Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), no valor de 36 milhões de dólares (2,2 mil milhões de meticais), destinado a investimentos estratégicos em transporte e logística. No âmbito da dívida interna, a CFM registou um acréscimo de 7,8 milhões de dólares (504,6 milhões de meticais), associado ao cofinanciamento da expansão do Terminal de Combustíveis em Pemba, na província de Cabo Delgado.

No segundo trimestre, a dívida externa do SEE cresceu 14,5%, atingindo 292 milhões de dólares (18,5 mil milhões de meticais). Já a dívida interna aumentou 1,34%, totalizando 327,2 milhões de dólares (20,9 mil milhões de meticais) até junho, sinalizando uma distribuição equilibrada entre fontes de financiamento interno e externo.

Next Post Previous Post
No Comment
Add Comment
comment url





sr7themes.eu.org
Acesse o nosso grupo do WhatsApp

Se voce quer manter-se Actualizado Sobre Noticias e Oportunidades de Emprego venha para o nosso grupo.